Os Educadores Populares do HABESOL e associados da AFTB, Ivanio Dickmann e Ivo Dickmann, e a Diretora Executiva da AFTB, Lucimara Galharde, participaram no último dia 27 de agosto, do IX Fórum de Aspectos Legais do Cooperativismo. Foi um momento de muito aprendizado e construção de relações com profissionais do cooperativismo brasileiro e internacional.
Os debates começaram na parte da manhã com a apresentação do Dr. Ricardo Belízio de Faria Senra, especialista em cooperativas de crédito, que analisou a Governança Cooperativa a luz da Lei Complementar 130, demonstrando os diferentes modelos de gestão utilizado pelas cooperativas no Brasil.
Em seguida, o Dr. Leonardo Papp apresentou as perspectivas do Direito Cooperativo e o ramo agropecuário. Uma apresentação sucinta em que o debate centrou-se na dualidade direito e/ou desenvolvimento.
No período da tarde, houve a apresentação do Dr. Renato Lopes Becho, com o tema “Direito Cooperativo e o ramo da saúde”. Esta foi uma das mais polêmicas palestras do seminário, em que o jurista analisou os impactos das cooperativas que trabalham em um dos ramos mais questionados quanto à sua legitimidade cooperativa. Suas posições fortes e muito claras impactaram positivamente todos os participantes.
Para encerrar a rodada de discursos, o evento teve a presença do Dr. Hagen Henry, da Diretoria de Cooperativismo da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que falou sobre o potencial que o cooperativismo tem de transformar a sociedade e gerar trabalho e renda no mundo todo.
Fonte: AFTB
Força na luta, a vitória é nossa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário